Corrector de Genealogias...

Corrector de Genealogias...

Corrector de Genealogias...

Genealogia - gralhas, trapalhadas, erros e omissões em diversas publicações…

Quem se dedica à genealogia terá, certamente, noção da quantidade de publicações (nobiliários, sites, blogues, etc...) que se encontram com erros, gralhas, trapalhadas ou omissões - é certo que muitas delas serão resultantes de procedimentos metodológicos que não conferem "má-fé" por parte do autor ou daquele que publica. Mas existem, inevitavelmente, outras situações que resultam do propósito de adulterar factos, transformar fantasia em realidade, criar ligações de "conveniência", converter de forma engenhosa matéria ficcional em matéria factual. São, sobretudo, estas últimas que resultam de "má-fé" e tendem a desvirtuar e descredibilizar a genealogia...

Não pretendemos, neste espaço, categorizar cada uma das situações de acordo com as dimensões referidas e, muito menos, descredibilizar autores ou as suas publicações. Todos reconhecemos a importância que algumas obras, mais ou menos conceituadas, têm para a investigação genealógica, bem como o contributo que muitos autores, de outrora ou contemporâneos, deram e continuam a dar para esta ciência. Não obstante tal reconhecimento, considera-se que ninguém estará a salvo de críticas e de reparos, a bem da genealogia e, sobretudo, em abono da verdade.

Não poderemos deixar que uma "inverdade", pela quantidade de vezes (ou não) que é propagada, se tome como uma "verdade"... Sabemos o quão fácil é, sobretudo no contexto tecnológico em que vivemos onde a informação e desinformação viaja à velocidade da luz, perpetuar uma mentira, adulterando os factos e, em muitas circunstâncias, de quão difícil é repor uma verdade...

É sempre de lamentar os entraves e impasses que muitas vezes se colocam a quem, em sites e blogues, pretende propor correcções... em muitas circunstâncias, pela complexidade do processo de correcção, essas pessoas acabam por desistir dos seus intentos, guardando para si a matéria que deveria ser divulgada e partilhada com o público. Pode ser que algum dia alguém se lembre de publicar uma obra na qual serão abordados, exclusivamente, de forma fundamentada e séria, os erros de outras já publicadas. Fica a ideia..

É neste sentido, que resolvemos criar este blogue que denominámos como "Corri (ge) nea"(corrector de genealogias). Espera-se que venha a servir de inspiração para outras publicações do género, eventualmente mais funcionais e de formato mais intuitivo, com uma maior amplitude. Será determinante para o seu propósito o contributo dos leitores, pois as propostas de correcção serão suas. Pretende-se que este blogue funcione como um espaço virtual acessível à participação e colaboração de todos. Qualquer pessoa poderá propor uma correcção a uma qualquer publicação da esfera da genealogia, bastando que remeta o seu contributo, respeitando alguns parâmetros (identificar-se, fundamentar a proposta de correção e referir as fontes ou bibliografia que sustentam a mesma). Cada proposta de correcção deverá ser enviada através da aplicação “comentários” na etiqueta relativa à respectiva obra publicada (site, blogue, livro, revista, etc…). Caso ainda não exista uma etiqueta da obra para a qual pretende propor uma correcção, basta enviar-nos um email e sugerir a criação de uma nova etiqueta, fazendo menção à respectiva refererência bibliográfica da obra que gostaria de ver “etiquetada”. Embora cada comentário, antes da publicação, seja sujeito a moderação, agradece-se a não publicação de comentários depreciativos, infames e inoportunos, que possam denegrir a imagem ou fazer juízos de valor sobre terceiros, pois esse género de intervenções não se enquadram no âmbito e propósito deste projecto. Agradece-se a quem comentar como "anónimo" que se identifique no corpo da mensagem.

Poderá ainda enviar o seu contributo directamente para o email do blogue: alengenea(arroba)gmail(ponto)com

Reconhecemos que o procedimento poderia apresentar-se estruturado de um modo mais intuitivo, mas o formato do blogue, as ferramentas que o mesmo oferece e as nossas limitações no que respeita a conhecimentos de "bloguer" não permitem, pelo menos no imediato, encontrar alternativas mais simples.

Nota: Todas as propostas que não respeitem os referidos parâmetros não serão publicadas. A indicação do nome que submete a correcção e a referência à fonte ou bibliografia que sustenta a proposta de correcção serão imprescindíveis para a credibilização e aceitação da mesma. Todas as propostas de correcção serão da responsabilidade dos respectivos proponentes e não serão submetidas por parte do autor do blogue a qualquer processo de verificação ou confirmação da sua veracidade.

29/12/2013

Famílias da Beira Baixa, Raízes e Ramos - M. Silva Rolão

Famílias da Beira Baixa - Raízes e Ramos - 3 vols.
Manuel Estevam Martinho da Silva Rolão
Edição do autor
Lisboa 2007

Proponha uma correcção à respectiva obra enviando o seu comentário....

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário será sujeito a moderação.